Fonte: Projeto Dosvox

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

A importância do cão-guia


Os cães-guias oferecem aos seus parceiros segurança na locomoção, equilíbrio físico e emocional, facilitam sua socialização, e até sua auto estima melhora, sem contar com o fato de ser um amigo sempre presente para garantir sua independência e aquecer seu coração.









  O DECRETO Nº. 5.904, DE 21 DE SETEMBRO DE 2006 regulamenta a Lei nº. 11.126, de 27 de junho de 2005, que dispõe sobre o direito da pessoa com deficiência visual de ingressar e permanecer em ambientes de uso coletivo acompanhada de cão-guia.






                                                                                                                         Fonte: Cachorro Paraguaio / A Luz dos Meus Olhos
Link: http://cachorroparaguaio.com/?p=323

ALFABETO BRAILLE

Vamos conhecer o alfabeto Braille





Fonte: Blog-OLHOS DO CORAÇÃO

Instituto Benjamin Constant

Retirado: http://exaluibc.org.br/
Ele foi criado em 12 de setembro de 1854 por D. Pedro II, com o nome de Imperial Instituto dos Meninos Cegos, em 1891 o prédio passou por uma transformação e recebeu um novo nome Instituto Benjamin Constant homenageando o terceiro diretor.
Hoje o instituto é tombado e passa por várias transformações. Seu ensino vai desde a infância até o ensino médio, no qual desenvolve não apenas o bê a bá, mais toda parte motora, física e intelectual auxiliando a vivencia do cotidiano de cada um. 
Toda essa estrutura é dedicada para crianças e adolescentes cegos ou com baixa visão, ou seja para os congênitos, que nasceram com a cegueira. Para os adultos ou jovens que adquiriram a cegueira o IBC realiza trabalhos, como: artesanato, música, fisioterapia, simulação e outros exercícios que os  adaptem a esse novo mundo.

Fonte: Site do Instituto Benjamin Constant e visita ao mesmo no ano de 2011/12/01
Link: http://www.ibc.gov.br/?itemid=89

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

TV Xuxa no Benjamin Constant

TV Xuxa mostra um pouco da vida e do dia a dia do menino Artur, cego após uma doença hospitalar, que estuda no Benjamin Constant e é apaixonado pelo grupo Pixote. 

Fonte: Canal do Youtube - zclg3 Vitória ES 

Entrevista com o professor de Braille, Arlindo.




Essa entrevista tem como objetivo demonstrar a necessidade que há no mundo dos cegos e como é essencial que os professores, pedagogos e até mesmo outros profissionais estudem e aprendam o braille e até mesmo como estar ao lado de um cego.


Fonte: Canal do Youtube - tatifarofa
Link:http://www.youtube.com/watch?v=ne-qdo3k4mE

Deficiência Congênita e Deficiência Adquirida.

A deficiência visual é dividida em duas: congênita e adquirida. A primeira, a pessoa já nasce cega, de um certo modo ela possui uma habilidade melhor para a se adaptar, do que a cegueira adquirida, em que a pessoa fica cega depois de crescida, pode ocorrer muito na terceira idade. 
Retirado: Pedagogia ao pé da letra. Link:
http://www.pedagogiaaopedaletra.com/posts/curso-educacao-especial/
As pessoas com deficiência visual, normalmente, encontram mais dificuldades para se adaptarem no dia a dia, do que o deficiente físico. Devido a ausência de instrumentos que o facilitem na leitura, computadores adaptados ou até mesmo acompanhantes para o ajudarem na rua. 
Um fato interessante, é que a criança que já nasce cega engatinha sentada e ao começar a andar ela não tira os pés do chão, ela anda o arrastando como uma forma de segurança, para que possa assim aprender a se desviar do obstáculos.




Fonte: texto tirado do curso de braille na UERJ, Rompendo Barreiras, com o professor Arlindo.

O Sistema Braille.



O sistema braille foi desenvolvido pelo jovem francês Louis Braille. O braille não é uma língua e sim um código composto por sessenta e três caracteres, ele é sempre escrito da direita pra esquerda, e existem três maneiras para escrevê-lo: a manual, a mecânica e a informatizada. 

A manual é quando usamos a reglete, que é composta de um apoio, uma régua e o punção, instrumento furador com uma base de apoio e uma ponteira metálica. A regletes podem ser confeccionadas de madeira, metal e plástico.  É na régua que contém na reglete que ficam as fileiras de celas braille. 
Fonte: site Bengala Branca 

A mecânica é quando se utiliza a máquina de datilografar em braille, mais conhecida como perkins. 

Fonte: Revista Phoenix Magazine



Já a informatizada é quando se utiliza impressoras braille acopladas em computadores.


O sistema braille foi originado da combinação de seis pontos na cela braille, que é um retângulo onde dispomos os seis pontos da seguinte forma para a escrita:


  • ângulo superior direito do retângulo é o ponto um.
  • ponto intermediário direito logo após o ponto 1 é o ponto 2.
  • no ângulo inferior direito é o ponto 3. 
  • no ângulo superior esquerdo é o ponto 4.
  • o ponto intermediário esquerdo, logo abaixo do ponto 4, é o ponto 5.
  • no ângulo inferior esquerdo do retângulo é o ponto 6

Fonte: texto tirado do curso de braille na UERJ, Rompendo Barreiras, com o professor Arlindo

domingo, 4 de dezembro de 2011

Deficiência Visual

   
    A deficiência visual refere-se a redução da visão sendo incorrigível, podendo ter a perda total ou parcial,  mesmo após tratamento cirúrgico e uso de óculos convencionais. 

    As classificações da deficiência visual basicamente são: 

    CEGOS: não possuem ou possuem vagamente a percepção da luz  e precisam aprender através do métodos que não estejam relacionados com o uso da visão.

    VISÃO PARCIAL: limitações da visão à distância, mas são capazes de ver objetos e materiais quando estão a poucos centímetros.